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MOBILIDADE URBANA

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  • Dúvidas Frequentes


> Quanto custa a tarifa de ônibus? Como posso realizar o pagamento?


O valor inteiro da tarifa de ônibus de Natal custa R$ 3,90 nos pagamentos com o cartão eletrônico e R$ 4,00 nos pagamentos em espécie. A meia passagem estudantil custa R$ 1,95 nos pagamentos com o cartão e R$ 2,00 nos pagamentos em espécie. O pagamento da tarifa pode ser realizado em dinheiro ou através dos cartões NatalCard.

Nas linhas de bairro, a tarifa é R$ 3,20 o valor inteiro e R$ 1,60 a meia passagem estudantil, sem diferenciação entre os valores pagos no cartão ou em dinheiro.

Nos feriados municiais, estaduais e federais é aplicada a Tarifa Social, no valor de R$ 1,95 nos pagamentos com o cartão eletrônico. No caso dos pagamentos em dinheiro, é cobrado o valor inteiro em espécie que é de R$ 4,00 nas linhas comuns e R$ 3,20 nas linhas de bairro. Atualmente, devido a pandemia de COVID-19 – doença causada pelo novo coronavírus – o benefício está suspenso, conforme Portaria nº 026/2020 – STTU/GS, de 08 de abril de 2020.


> Fui multado, como faço para entrar com a defesa?


Para realizar a defesa de uma multa, o motorista deve apresentar a defesa por escrito, cópia do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo encaminhar pelos Correios toda a documentação ou apresentar pessoalmente na Central do Usuário da STTU, que fica na Esplanada Silva Jardim, 128, Ribeira.


> Eu não estava dirigindo quando meu carro foi multado. Como faço para transferir os pontos?


Para transferir os pontos, é necessário apresentar a cópia do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), cópia do documento do proprietário, cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator, trazer preenchido os campos da Notificação de Autuação assinada por ambas as partes, e encaminhar toda a documentação até a data limite estabelecida pelos Correios ou pessoalmente na Central do Usuário da STTU, que fica na Esplanada Silva Jardim, 128, Ribeira.


> Tem um veículo abandonado na minha rua. Como faço para solicitar a remoção?


No momento, a STTU ainda não está recolhendo os veículos abandonados das vias. Contudo, já está em processo de licitação um pátio e um guincho para armazenar esses automóveis. Para registrar sua reclamação e colocá-la na fila de espera, é necessário ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – e informar o endereço completo do local, assim como a placa do veículo e a quanto tempo este encontra-se abandonado.


> Minha rua está precisando de uma sinalização. Como posso solicitar?


A sinalização das vias pode ser solicitada através do Alô STTU, no telefone 156, ou em ofício direcionado para este fim. É preciso informar o nome da via, o bairro e o ponto de referência onde a sinalização se faz necessária.


> O semáforo não está funcionando corretamente. Como posso solicitar o conserto?


Para solicitar o conserto de semáforos, é preciso ligar para o Alô STTU, no telefone 156, e informar qual o defeito e o cruzamento em que este se encontra. Também é possível solicitar o conserto através do twitter oficial, o @156Natal.




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