28/06/2024 11:30
  • NatalPrev recebe prêmio nacional na área de governança
Foto: Cedida

A Prefeitura de Natal obteve a quarta colocação, no Nordeste, e a 23ª posição geral no 2º PRÊMIO DESTAQUE BRASIL DE GOVERNANÇA PREVIDENCIÁRIA – EDIÇÃO 2024, organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM. O anúncio foi feito durante o 57° Congresso Nacional da instituição, nesta sexta-feira (28), em Belém/PA.

O NatalPrev - Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal, que é o gestor da área, esteve presente no evento, na capital paraense, com o seu presidente, Thiago Costa Marreiros. “Essa premiação é relevante demais e ficamos à frente de outros Institutos maiores. Natal já vinha tentando se organizar para participar desta disputa e, ano passado, nos classificamos e este ano conseguimos premiação”, explicou o presidente.

Natal concorreu na categoria Grande Porte, que são os Municípios e Estados com mais de 6.000 segurados. Desse universo de 105 concorrentes (O Brasil possui mais de 200), a capital potiguar ficou em 23°. Do universo envolvendo as instituições nordestinas, a NatalPrev obteve a quarta colocação. “Isso mostra a evolução da gestão previdenciária no município e o cuidado da gestão Álvaro Dias com esta pasta tão importante”, explicou Thiago Marreiros.

A ABIPEM analisa três critérios para classificar as instituições de acordo com as boas práticas de gestão previdenciária. Primeiro o nível de pró-gestão (programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas); o segundo critério é a classificação no ISP (obtida a partir da análise de nove indicadores de desempenho: relacionados às suas receitas, despesas, investimentos, avaliações atuariais, regularidade de critérios para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, envio tempestivo de informações, entre outros; o terceiro critério é a adequação à reforma da Previdência.