natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Estudantes da disciplina de Direito de Família da Universidade Potiguar (UNP) participaram, nesta sexta-feira (10), de uma visita técnica à sede da Patrulha Maria da Penha e ao Centro de Referência Elizabeth Nasser (CREN), estruturas da Prefeitura do Natal voltadas à proteção de mulheres em situação de violência.
A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), teve como objetivo aproximar os alunos da realidade do enfrentamento à violência doméstica e familiar, permitindo que conhecessem de perto tanto o trabalho de segurança desenvolvido pela Patrulha quanto o suporte psicossocial e jurídico oferecido pelo CREN.
A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, destacou a importância da vivência prática para os futuros profissionais. “É fundamental que eles entendam como funciona o processo após a concessão de uma medida protetiva, conhecendo não apenas o papel da Patrulha Maria da Penha, mas também o suporte oferecido pelo CREN. Essa aproximação permite que os estudantes conversem com patrulheiros e técnicos, ampliando sua compreensão sobre a rede de proteção à mulher”, explicou.
O encontro marcou a participação da segunda turma da universidade nessa atividade. A experiência da primeira turma já resultou em uma ação solidária — os estudantes organizaram doações para o CREN, que foram entregues e utilizadas durante a programação do Dia das Margaridas.
Para Susana da Silva Souza, 37 anos, aluna do quarto período de Direito da UNP, a visita proporcionou um aprendizado valioso:
“Conhecer o trabalho das assistentes sociais e de toda a equipe foi uma experiência muito enriquecedora, pois aprendemos mais sobre a realidade dessas mulheres que enfrentam não apenas a violência psicológica, mas também a física. Foi um grande aprendizado, e estamos muito felizes por ter a oportunidade de vivenciar esse momento”, destacou.
A aluna Alane Martins, 42 anos, também presente na visita, ressaltou que essa foi uma oportunidade única de aprendizado e conscientização. “Como mulher e cidadã, considero fundamental esse projeto, porque ele promove sensibilização, quebra de estigmas e enfrenta o machismo ainda tão presente na nossa sociedade. O trabalho desenvolvido aqui traz acolhimento, escuta atenta e um olhar diferenciado para cada situação. Ver de perto a atuação da Patrulha Maria da Penha e do CREN foi emocionante. Saio daqui maravilhada”, afirmou.
Além da visita técnica, os universitários também serão contemplados com uma palestra ministrada pela Patrulha Maria da Penha e, em seguida, deverão elaborar propostas de políticas públicas que possam ser implementadas em parceria com a Semdes e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).
A Prefeitura do Natal reforça que iniciativas como essa fortalecem a integração entre o meio acadêmico e as políticas públicas municipais, contribuindo para a formação cidadã e profissional dos alunos, além de ampliar a divulgação dos serviços oferecidos às mulheres em situação de violência.