natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Nesta terça-feira (17), a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) iniciou a capacitação dos profissionais que atuarão na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025. O Dia D da mobilização está previsto para o sábado, 27 de setembro.
Na primeira etapa, participaram Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos Distritos Sanitários Leste, Oeste e Sul. Eles receberam orientações sobre a aplicação correta da vacina, a conservação dos imunizantes, quais animais estão aptos a receber a dose e as possíveis reações adversas. “Estamos capacitando nossos servidores para que realizem uma campanha de excelência, especialmente no Dia D, quando o fluxo de pessoas e animais é maior”, explicou a médica veterinária da UVZ, Dalila Gurgel.
Além da vacina antirrábica, a capacitação abordou outras zoonoses, como toxoplasmose, salmonelose e leptospirose. “É fundamental que os profissionais orientem a população sobre a importância da vacinação dos animais. Quanto maior a cobertura vacinal, mais eficiente é o bloqueio da transmissão da raiva para humanos”, acrescentou Dalila.
Na próxima quinta-feira (18), será a vez dos profissionais dos Distritos Sanitários Norte I e Norte II receberem o treinamento, com reforço das orientações sobre a campanha em seus territórios.
A raiva é uma zoonose causada por vírus do gênero Lyssavirus e possui taxa de letalidade próxima de 100%. Pode ser transmitida em três ciclos: urbano (cães e gatos), rural (bovinos, equinos, suínos, caprinos) e silvestre (raposas, guaxinins, primatas e, sobretudo, morcegos).
O imunizante está disponível para cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade, desde que não estejam em tratamento médico nos últimos 30 dias. Animais que ainda não receberam a dose em 2025 também devem ser vacinados.