natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio da Linha de Cuidado de Atenção Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade (LCSO) do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou a Oficina Integrativa da Linha de Obesidade. O encontro reuniu profissionais de saúde, visando incentivar a implementação de grupos terapêuticos e reforçar ações de promoção à saúde para o combate ao excesso de peso no município.
A obesidade é um dos problemas mais graves de saúde pública no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo um aumento de cerca de 72% nos últimos treze anos no Brasil. Em Natal, foi encontrado percentual de excesso de peso em cerca de 75,12% da população adulta, já em crianças menores de 5 anos o percentual chega a 34,7%, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
O município conta com 16 grupos ativos da linha de obesidade, locais que atuam na promoção à saúde, prevenindo e ofertando o acolhimento para auxiliar em uma melhor qualidade de vida para os usuários. “A intenção da capacitação é incentivar a expansão dessa iniciativa para outras unidades de saúde do município”, explica Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Além de incentivar a criação dos grupos, o dia contou com informações sobre o novo fluxograma para os atendimentos na rede de saúde. “A porta de entrada para esses usuários é a atenção primária, mas explicamos todo esse processo e, quando é necessário, o encaminhamento para a atenção especializada, para que os profissionais saibam como melhor direcionar esses munícipes. Explicamos também sobre as mudanças que aconteceram na regulação para o processo das cirurgias bariátricas no município”, reforça Luana.
O dia foi marcado também pela atualização da caderneta da pessoa com sobrepeso e obesidade, que está sendo distribuída nos serviços. O documento reunia diversas informações de saúde que auxiliam no acompanhamento do usuário. "Essa caderneta é específica para a linha de obesidade, então a gente trouxe também essas informações para que eles conheçam e utilizem como uma estratégia para tentar garantir o cuidado continuado desses usuários", completa a técnica.
O encontro reuniu médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, endocrinologistas, psicólogos e agentes comunitários de Saúde (ACS), profissionais que podem contribuir para a criação dos grupos e atuar na busca ativa desses usuários em seus territórios.
Para a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), Erika Melo, a importância de capacitar os profissionais é para que eles possam, no dia a dia, identificar as pessoas com excesso de peso e realizar os direcionamentos necessários. “É importante essa identificação e o trabalho em ações de mudança no estilo de vida, para que elas mudem o seu comportamento e possamos trazer mais saúde para elas, como também para o município”, conta ela.
Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade
A Linha de Cuidado de Atenção Integral à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade (LCSO) tem como objetivo orientar os serviços de saúde no cuidado ao paciente com acúmulo excessivo de gordura corporal e suas necessidades, realizando o acolhimento, vigilância e prevenção do excesso de peso em crianças e adultos do município. Realizando cuidados em grupo e individualmente, e estimulando ações de promoção da saúde, como a prática regular de atividade física, o aleitamento materno e a alimentação adequada e saudável, a realização de práticas integrativas e complementares de saúde.