natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura de Natal lançou oficialmente o “Natal Inova”, um programa pioneiro que vai aproximar a administração municipal do ecossistema tecnológico. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica com a Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e permitirá a contratação de soluções desenvolvidas por startups incubadas no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).
A solenidade de lançamento foi realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, nesta sexta-feira (22). O termo de cooperação foi assinado pelas secretarias municipais de Planejamento (Sempla) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae). Pelo acordo, caberá à Funpec selecionar as startups e gerir os contratos, enquanto as secretarias municipais indicarão os desafios e demandas a serem solucionados.
Durante a cerimônia, a vice-prefeita Joanna Guerra, que representou o prefeito Paulinho Freire, ressaltou que o programa é um marco na modernização da gestão pública natalense. “Com o Natal Inova, aproximamos a Prefeitura do ecossistema de inovação, um dos mais ativos do país. Essa parceria nos ajuda a resolver problemas da cidade com tecnologia, ao mesmo tempo em que reforçamos o ambiente empreendedor, educacional e atraímos investidores para Natal, movimentando a economia e gerando novas oportunidades”, explicou Joanna.
O secretário da Sepae, Arthur Dutra, destacou a agilidade do modelo do projeto.“Estamos criando um mecanismo rápido e seguro para incorporar tecnologia às rotinas da Prefeitura. É uma forma de trazer soluções já testadas para áreas essenciais, como saúde, educação, mobilidade e atendimento ao cidadão”, explicou.
Já o secretário de Planejamento, Vágner Araújo, enfatizou a integração da iniciativa ao planejamento estratégico da cidade. “Nosso objetivo é priorizar demandas que tragam eficiência e transparência. O Natal Inova está totalmente alinhado às metas do Plano Natal 2030, que prevê a digitalização de serviços públicos e uma administração mais moderna”, apontou.
O diretor-geral da Funpec, Aldo Dantas, reconheceu a importância da parceria com a Prefeitura do Natal e reforçou a missão de transformar pesquisa em benefícios concretos para a sociedade. “O Natal Inova mostra que podemos transformar ciência em produto e entregar resultados práticos para a população. Estou muito feliz com essa parceria com a Prefeitura e vamos trilhar juntos o caminho do desenvolvimento e inovação”, afirmou ele.
O acordo terá vigência inicial de dois anos e não prevê repasse imediato de recursos. Os investimentos serão definidos conforme cada projeto, com base em metas de desempenho. A expectativa da Prefeitura é de que, até o primeiro semestre de 2026, pelo menos 10 soluções inovadoras estejam em operação, consolidando Natal entre as capitais mais abertas à inovação no setor público.