26/01/2023 19:50
  • Nova sede do Cras Passo da Pátria é inaugurada
Foto: Manoel Barbosa/ Redação: Secom

Os moradores do bairro Cidade Alta, no centro da cidade do Natal, contam agora com um novo espaço para acolhimento e atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social. Trata-se do novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Passo da Pátria, inaugurado nesta quinta-feira (26), pela Prefeitura do Natal.

O equipamento, que antes atendia na Av. Floriano Peixoto, passa a funcionar na Av. Princesa Isabel. A mudança para uma nova sede se deve a uma melhor estrutura para o atendimento ao público.

O prefeito Álvaro Dias afirmou que o local abriga serviços essenciais para a população de Natal. “O Centro de Referência da Assistência Social está sendo bastante priorizado pela gestão porque realiza um trabalho fundamental na área social, oferecendo atividades em grupos, oficinas com famílias, ações comunitárias, articulação com as políticas públicas, dentre outros”, disse.

O Cras trabalha para o fortalecimento da função protetora da família, para a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários e oferece apoio aos que necessitam de cuidados especiais, além de inclusão para concessão de benefícios eventuais e aluguel social.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que visa um trabalho de fortalecimento da função da família e seu papel no acesso a direitos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ana Valda Galvão, disse que o centro do Passe da Pátria é uma nova unidade, totalmente reestruturada, com previsão de atender cerca de 2.500 pessoas por mês. “O Cras é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Assistência Social”, comentou.

Foi graças aos serviços oferecidos pela Prefeitura que a moradora de Natal, Ana Arcanjo Costa, 28, conseguiu superar os desafios que enfrentou devido às drogas. “Fui usuária de droga por dez anos. Adoeci e quando saí do hospital, fui morar nos abrigos da Prefeitura. Nesse meio tempo, fiz curso para camareira no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), da Semtas”. Hoje, Ana Arcanjo trabalha, estuda na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mora de aluguel. “Sou muito agradecida porque fui muito acolhida aqui”, disse.

O deputado estadual Adjuto Dias, ex-secretário da Semtas, participou da solenidade de entrega do novo prédio. Em sua gestão, a pasta criou o CMTE e o Portal de Vagas, página dedicada às ofertas de emprego. “Nós entregamos várias unidades e reestruturar essa foi a mais desafiadora. Vê-la pronta, me dá muita satisfação. Eu conheço de perto o empenho da equipe da Semtas e precisamos valorizar o trabalho deles”, falou.

O centro atende pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

O Cras Passo da Pátria atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizado na Av. Princesa Isabel, nº 481. Ao ser acolhido, o interessado passará por triagem e posterior encaminhamento necessário.

Atualmente, o município conta com 12 unidades do centro, beneficiando cerca de 40 mil famílias. A equipe é multidisciplinar e conta com psicólogo, assistente social, pedagogo, assistente administrativo e equipe técnica.