26/01/2023 12:20
  • Artesãos de Natal são destaque na 28º Fiart
Foto: Manoel Barbosa/ Redação: Secom

Trinta e cinco artesãos de Natal compõem o quadro de expositores da Feira Internacional do Artesanato – Fiart, que acontece até o próximo domingo (29) no Centro de Convenções de Natal. Eles foram selecionados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para expor seus trabalhos, promover a cultura do município e gerar sua própria renda. A Feira tem ainda artesãos de vários países, atrações culturais e gastronomia.

O prefeito Álvaro Dias destaca que o trabalho desenvolvido pela Semtas está no caminho certo, valorizando a população local, a cultura e impulsionando a economia da cidade. “Para demonstrar nosso reconhecimento aos nossos artistas, estamos custeando o transporte e a alimentação de todos que estão expondo suas criações no stand da Prefeitura”, finalizou.

A artesã Maria do Socorro comemorou a venda de quase toda sua produção de toalha de lavabo e pano de prato em um único dia. “Vendi quase tudo. Só estou com essas três aqui. Já peguei o pincel, estou pintando mais e vendendo. Agradeço à Prefeitura pela oportunidade”, comemorou.

No Cantinho do Churrasco está Vanklin, que expõe suas iguarias saborosas e algumas picantes. “Temos aqui a famosa Blendpepper Extra Forte, é um blend de pimenta com concentração de habanero, jalapenho e outras pimentas extremamente fortes, de picância alta, usadas em molhos e churrascos. Temos também a linha mais suave, que é dedo de moça e malagueta. As geleias abacaxi com pimenta, goiaba com pimenta, são todas produzidas com pimenta e agregadas ao churrasco. Tudo artesanal”, explicou.

O processo de seleção da Semtas, por meio do  Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária/DGEAES, destinou 25 vagas para artesãos individuais; 05 para Empreendimentos Econômicos Solidários; e 05 vagas para culinária, essências e plantas.

A 28ª Fiart - Feira Internacional de Artesanato do RN acontece até domingo (29) das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).