26/05/2022 16:00
  • Mesa-redonda debate o Maio Amarelo e a violência na UNP
Foto: STTU

A violência viária e a pandemia foram um dos motes da mesa-redonda que aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório da UNP unidade da Roberto Freire, dentro da programação do Maio Amarelo. O evento foi uma promoção da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) e parceiros do Programa Vida no Trânsito.

Participaram do evento, o psicanalista, granduando em psicologia Thiago de Lira (STTU), o cirurgião Kerlinson Paulino (Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial) e o palestrante Flávio Câmara (Detran/RN).

Durante a mesa-redonda foram discutidos três temas com foco na temática do evento: a inteligência emocional para os condutores; os aspectos do trauma de face e suas implicações socioeconômicas em decorrência da violência no trânsito; e as consequências da mistura álcool e direção.

O evento contou ainda com a parceria do Movimento Pela Vida, Detran/RN, Programa Vida no Trânsito, Observatório Nacional de Segurança Viária, Universidade Potiguar (UnP), Movimento Maio Amarelo e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

MOVIMENTO MAIO AMARELO
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.