26/05/2022 10:40
  • Natal é selecionada para apresentar dois projetos na "Mostra Brasil, aqui tem SUS"
Arte: SMS/Divulgação

A cidade do Natal terá dois projetos de saúde pública apresentados durante a “17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS'', na programação do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre os dias 12 e 15 de julho em Campo Grande-MS. O encontro é um dos maiores eventos de saúde do Brasil e conta com ampla programação que reunirá gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todo o país.

A SMS/Natal leva um projeto da atenção primária, de cunho educacional, em relação ao diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST's); e outro trabalho da atenção especializada em saúde mental, iniciado pelo Centro de Convivência e Cultura (Cecco) durante a pandemia do novo coronavírus. Ambos atingiram nota máxima de 100,0 na seletiva de experiências exitosas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN).

“A Ludicidade do Audiovisual como Facilitador no Aconselhamento pré-teste rápido para IST” é um vídeo educativo utilizado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque dos Coqueiros, momentos antes da realização da testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, pelo enfermeiro Túlio César de Araújo. A didática consiste no usuário assistir o vídeo enquanto o profissional preenche a ficha, para que entenda melhor o possível diagnóstico das doenças.

"É um vídeo de aconselhamento, que não substitui a consulta médica ou diagnóstico profissional, mas ajuda bastante para que o paciente consiga entender mais informações sobre como funcionam os testes, as doenças, e também serve para tranquilizá-los", comenta o autor do projeto, Túlio César de Araújo. O link para visualizar o vídeo pode ser conferido em: https://youtu.be/NESYgT9eQXU .

A Rádio Bilola foi outro projeto selecionado para representar o município no evento nacional. Intitulado de “Novas Tecnologias na Atenção Psicossocial: Estratégias do Centro de Convivência e Cultura de Natal”, esse trabalho apresenta uma estratégia baseada em dar continuidade aos encontros do Cecco durante a pandemia, de forma virtual, através de um grupo de Whatsapp com os pacientes atendidos pelo local.

"Essa estratégia pôde manter a rotina de atividade com nossos convivas durante o isolamento social. Começamos de forma pequena, com 16 pessoas, mas logo depois percebemos que as atividades poderiam ser executadas através de vídeos com exercícios de dança, leitura de poesias e oficinas com dicas de tecnologia. Montamos uma agenda virtual com atividades diárias em horários estabelecidos. A gente mandava o vídeo com os exercícios e recebia os vídeos deles executando em casa", observa Patrizia Mendonça, Coordenadora do Cecco Natal.

A próxima etapa, após a apresentação, será a avaliação e premiação da banca do evento. A mostra contará com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.