29/11/2021 12:15
  • Dia D da Mega Vacinação aplicou mais de 2 mil vacinas no sábado (27)
Foto: Joana Lima/Secom

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), manteve as salas de vacinação das unidades de saúde abertas no último sábado (27) durante a realização do Dia D da Mega Vacinação contra a Covid-19, e das mais de 80 mil pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal, 2.117 compareceram para se vacinar. Além das salas de vacinação, a população pôde buscar os drives Nélio Dias e Via Direta, além do trailer itinerante, estacionado na Árvore de Natal de Mirassol.

“A procura foi baixa, mobilizamos mais de 50 salas de vacinação e a população não fez a sua parte. É preocupante. Hoje os registros que temos de internação hospitalar é justamente de quem não se vacinou ou que não recebeu a segunda dose”, alerta o secretário Municipal de Saúde, George Antunes.

O Secretário reforça que a Prefeitura colocou à disposição da população o trailer da vacinação durante a programação do Natal em Natal, que funciona de quinta-feira a domingo, das 18h às 22h, na praça da Árvore do Mirassol. O ponto vacinal, que funciona em horário diferenciado, disponibiliza a primeira, a segunda e a terceira dose das vacinas contra a Covid. Desde o início da estratégia, em 19 de novembro, o espaço soma 932 doses aplicadas até o momento. A previsão de funcionamento no local é até dia 09 de janeiro de 2022.

Terceira dose
Nesta segunda-feira (29) a SMS/Natal também ampliou o público em vacinação com a dose de reforço D3 para 55 anos e mais. O critério exigido nesse caso é que a pessoa tenha completado cinco meses (150 dias) da conclusão de seu esquema vacinal (a contar da segunda dose de Coronavac, Oxford ou Pfizer ou ainda dose única da Janssen). As gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, também podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço vacinal com a Pfizer, desde que estejam no intervalo de cinco meses após aplicação da dose única.

Vacinação em Natal
Em Natal, qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode se vacinar com a primeira dose. Os prazos de segunda dose variam conforme o imunizante recebido, estando apto para a segunda dose da Oxford qualquer munícipe que tenha tomado a D1 até 20 de setembro (ou 60 dias de intervalo); e a D2 de Pfizer disponibilizada para qualquer indivíduo que tenha recebido a primeira dose até 30 de outubro.

A terceira dose vem sendo aplicada para população em geral com 55 anos e mais, há cinco meses de conclusão do esquema vacinal; trabalhadores e profissionais da saúde com 18 anos e mais, com esquema vacinal completo há pelo menos seis meses; e imunossuprimidos dentro da classificação do Ministério da Saúde ou fazendo uso de drogas imunossupressoras, que tenham completado o esquema de vacinação há pelo menos 28 dias (verificar em vacina.natal.rn.gov.br) .