26/11/2021 11:38
  • Semtas qualifica mais de 600 novos profissionais para ingressarem no mundo do trabalho
Foto: Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou nesta quinta-feira (25) a entrega de 180 diplomas aos alunos que fazem parte do programa municipal de qualificação profissional. A cerimônia aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), no bairro de Nazaré.

O programa de qualificação oferece cursos de manicure, cabeleireiro, maquiagem, designer de sobrancelhas, manipulação segura de alimentos, inglês, espanhol, repositor de mercadoria, entre outros. Os cursos promovem a atuação empreendedora e o desenvolvimento de novas habilidades além de possibilitar a inclusão de mão de obra qualificada no mundo do trabalho.

Luiz Antônio Cândido, foi o orador escolhido pela turma de formando, ele elogiou a iniciativa do município. No discurso, agradeceu a oportunidade da formação. “Estamos hoje dando um importante passo para o mercado de trabalho. Agora temos uma capacitação com padrão de excelência. Parabéns a todos nós que chegamos até aqui. Somos todos gratos à equipe de instrutores, ao secretário e ao prefeito por nos garantir essa formação”, encerrou.

Presente na solenidade de formatura, o secretário da Semtas, Adjuto Dias, felicitou os concluintes e ressaltou a importância de contribuir para a formação de jovens e adultos. “É maravilhoso poder ajudar as pessoas a encontrarem um caminho para sua renda, principalmente num momento delicado como esse. É muito importante para a gestão e para esses alunos terem completado mais essa etapa. Estamos avançando ao qualificar cada vez mais pessoas e contribuir com a retomada das atividades, no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e exigente, a qualificação profissional é urgente, especialmente neste cenário de instabilidade e incertezas. A capacitação técnica é um diferencial para aqueles que desejam ter um currículo competitivo. Diante disso, Vera Costa aproveitou a oportunidade e buscou o curso de camareira ofertado pela secretaria. “Esse projeto é maravilhoso. Resgata vidas. E eu digo isso porque a pandemia me deixou muito ociosa, sem muitas perspectivas e agora já temos até proposta de emprego para o final de ano. Fizemos amizades, construímos sonhos. Aqui nasceu o desejo de fazer novos cursos e me qualificar ainda mais”, declarou a concluinte.

Qualificado na área de vendas, Lucas Ferreira, de 23 anos, falou como o curso mudou sua vida, proporcionando muito mais que qualificação, mas também uma nova rotina. “Eu estava deprimido em casa, ocioso e o curso me deu muita força, no sentido de continuar, e de construir uma nova história. Aprendi a superar a timidez, consegui construir amizades e montei uma nova rotina para mim. Essa qualificação me devolveu a felicidade. Nunca faltei a uma aula e já estou pensando nos novos desafios que virão. Obrigada por essa oportunidade”, agradeceu.

Segundo Renata Araújo, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Qualificação Profissional (DDQP), a educação é o caminho para o crescimento. “A gente só pode mudar a cidade através da educação. Não existe outra forma. Isso deixa um legado para a cidade que gera frutos nos próximos anos e para nós mesmos”.

Até o fim do mês de novembro, 600 estudantes serão certificados e estarão aptos para atuar em diversas áreas, por meio dos cursos de qualificação profissional.