20/10/2021 16:45
  • Prefeitura amplia D2 em Natal e trailer da vacinação passa a funcionar também aos sábados
Foto: Manoel Barbosa/Secom

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), amplia nesta quinta-feira (21) os prazos de segunda dose das vacinas contra a Covid-19. A D2 de Oxford vai estar disponível para quem tomou a primeira dose até 31 de agosto, e a segunda dose da Pfizer para quem tomou a D1 até 17 de agosto. Os imunobiológicos estarão disponíveis em todas as salas de imunização, drives e também no trailer da vacina, no Tirol.

A partir deste sábado (23) o trailer de vacinação de Natal, estacionado na calçada do IFRN Nível Central, também passa a realizar a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose das vacinas contra o coronavirus. O funcionamento permanece das 08h às 15h, sempre de segunda a sábado, com as vacinas disponíveis para a população de Natal.

Para verificar todos os pontos vacinais, documentação, filas nos drives e perguntas frequentes sobre a vacinação na capital, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br . No site também é possível realizar o cadastro de acamados para a D3, caso o usuário não seja cadastrado numa unidade básica de saúde.

SEGUNDA DOSE
CORONAVAC
As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD
UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 31 de agosto.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 17 de agosto.

TERCEIRA DOSE
Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 30 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal nos últimos 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).