Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/09/2021 16:00
  • Prefeitura avança na automatização de análise de consultas prévias do RedeSim
Assessoria/Semurb

Ficou ainda mais fácil saber sobre a viabilidade para inscrição, alteração ou baixa de empresas em Natal. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela análise desses pedidos, avançou ainda mais na automatização e implantou em julho deste ano, no Sistema Directa, novas regras para tornar mais ágil as respostas e facilitar a vida do empreendedor. Só nos primeiros 48 dias, o sistema respondeu 73,69% de forma instantânea e, apenas, 26,31% ficou para ser analisado manualmente, desburocratizando a vida do contribuinte. 

A Consulta Prévia é o passo inicial obrigatório para qualquer pedido de inscrição, alteração ou baixa de empresas, que chega pelo Redesim. Anteriormente a média de tempo da abertura de empresas era estimado um prazo de até 48h, mas geralmente em 24h a Semurb realizava a análise. Após a modernização do sistema a resposta de aprovação é imediata para aquelas que se encaixam na nova fase.

Segundo a chefe do setor de Campo e Triagem da Semurb, Cibelly Araújo, a automatização já existia para o indeferimento das viabilidades que possuíam inconsistências com relação ao endereço fornecido pelo contribuinte e o cadastrado na ficha do imóvel. “Nesses casos, era gerado cerca de 15% de resposta automática, sem intervenção humana. Por outro lado, as outras demandas resultavam em 85% exigindo uma análise individualizada mais aprofundada pelo servidor responsável”, disse Cibelly.

Um balanço feito entre os dias 27/07 a 13/09, foram feitas 2.490 análises, sendo 1.835 automáticas (73,69%) e 655 manuais (26,31%).  Com a nova ferramenta o grau de automatização o tempo de retorno com o resultado do pedido inverteu, passando para cerca de 85% de respostas automáticas, restando apenas cerca de 15% que deverão exigir análise manual. De acordo com Cibelly, as situações que impedem os 100% de automatização atualmente são imóveis sem informação de zoneamento na base cartográfica da Semurb. 

“Dentre os impedimentos são: divergências no complemento dos imóveis, abertura de empresas em locais sem sequencial - como quiosque de shopping -,  e propriedades localizadas em área de proteção ambiental ainda não regulamentada ou que possua decisão interlocutória, necessitando de uma análise mais específica para possível deferimento”, comentou.

De agora em diante, serão automatizadas análises de zoneamento dos imóveis e de atividades permitidas ou não em determinadas zonas, bem como orientações automáticas ao contribuinte de acordo com a zona/atividades envolvidas no pedido. Além disso, na tela de análise do Redesim ficará o registro do que motivou o deferimento ou indeferimento e por qual motivo uma consulta dependerá de análise manual. Com base nisso, será proporcionada a transparência do processo, norteando o diagnóstico manual sobre o que precisará ser verificado, reduzindo o tempo de análise
das viabilidades que precisarem da análise manual.

Os contribuintes que possuírem dúvidas sobre as viabilidades e consultas prévias podem entrar em contato exclusivamente pelo WhatsApp do setor responsável (84) 3616-9837. Mais informações acesse o site  natal.rn.gov.br/semurb.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css