14/09/2021 16:30
  • Natal registra novos furtos de cabeamento de iluminação pública
Foto: Roberto Galhardo/Semsur

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, voltou a registrar nas últimas semanas novos furtos a cabos de iluminação. Desta vez, os furtos foram em duas praças e uma quadra de esportes nos bairros de Lagoa Seca e Lagoa Nova.

Segundo o Departamento de Iluminação da Semsur foram levados, no intervalo de um mês, aproximadamente 200 metros de cabos de iluminação pública das praças Dr. Amaro Martinho (70 metros) e das Mangueiras (60 metros) e da Quadra de Esportes Anacleto Benigno de Morais (50 metros).

Nas vistorias realizadas pelos técnicos, além do furto do cabeamento foram encontrados sinais de depredação com disjuntores e medidores arrancados, além de tampas das caixas de passagem quebradas. De acordo com o diretor de Iluminação pública, Cromácio Barros, a ação dos bandidos provocou apagão nos três locais. A iluminação já foi recomposta na Praça Dr. Amaro Martinho, mas a Praça das Mangueiras ainda aguarda execução. Já em relação à Quadra Anacleto Benigno, o serviço está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e será realizado pelo órgão.

Segundo o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega, o esforço da Prefeitura do Natal em tornar a cidade mais iluminada, segura e bem cuidada está sendo prejudicado pelos constantes registros de furtos. “Infelizmente isso é algo que ultrapassa os limites de nossa atuação. É uma situação de segurança pública. Apesar dos problemas, estamos trabalhando para evitar que isso aconteça. Estamos substituindo o material do cabeamento por alumínio, que não tem valor de mercado. Isso ajuda a coibir os furtos, porém não é suficiente”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, é de fundamental importância o apoio da população. Toda e qualquer atividade suspeita deve ser denunciada à Polícia Militar ou à Guarda Municipal. Para isso, o cidadão deverá acionar o Ciosp através do número 190.